ENOGASTRONOMIA

BOAS VINDAS AOS AMIGOS, CURIOSOS E AMANTES DA COZINHA E DO VINHO!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pesto de manjericão

 Bom, acredito que quase o mundo inteiro saiba o que é o tal do pesto (originalmente o pesto vem de Gênova - o chamado pesto genovês). Em sua origem é feito com azeite extra virgem, pitada de sal, manjericão, queijo parmesão ralado e pinholes. Porém, o pesto pode ser feito com quase qualquer outro tipo de castanha (do pará, amêndoa - como da foto, nozes)
 Coloquei todos os ingredientes num pote de vidro e bati com o mixer, adicionando azeite até dar esse ponto cremoso. Depois disso pode fechar o pote de vidro e deixar na geladeira por até 6 meses. Faço sempre isso e deixo reservado para uma emergência.
Emergência para mim é uma fominha de noite e preguiça de fazer qualquer coisa. É só cozinhar a massa e misturar o pesto.
O pesto é delicioso e também muito versátil (quem me acompanha sabe que adoro comida versátil). Ele combina com massa, carne vermelha, aves, carne branca, peixe, legumes, e muito mais. É só deixar um pote desses na geladeira e verá como pode ser usado em quase tudo, e tudo fica muito bom!
Apenas uma dica: não esquente o pesto nem no fogo, nem no microondas, as castanhas queimam e fica um gosto amargo. Melhor retirar o pote uns 15 a 20 minutos antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário