Para quem não conhece, o Ratatuille é um prato francês da Provença. Tradicionalmente esse prato é um estufado de legumes, cortados grosseiramente e levados para estufar numa caçarola. Sua origem é camponesa. Embora exista essa base/origem tradicional, não há uma regra específica para esse prato versátil. Muitos tipos de legumes, especiarias podem ser usados - libertando a imaginação do cozinheiro.
Na minha receita usei berinjela grelhada, tomates grelhados, cebolas grelhadas, espinafre levemente refogado e queijo flamengo.
Depois de todos os ingredientes levemente grelhados em azeite e já temperados com sal e pimenta, faz-se a montagem num refratário.Regue um pouco de azeite e leve ao forno médio (180ºC) por 20 minutos ou até que o queijo derreta.
Assim fica o ratatuille depois de assado. Existem muitas receitas de ratatuille e, em muitas delas não há o pré-preparo dos legumes na grelha, ou seja, os legumes são enfileirados e levados ao forno direto.
Pessoalmente prefiro grelhar antes para que os legumes fiquem mais saborosos, mas é opcional.
Porcione e, se gostar regue com pesto de manjericão.
Esse prato pode ser servido frio ou quente, como entrada ou acompanhamento. Com essa versatilidade podemos criar muitos tipos de ratatuille.
Nenhum comentário:
Postar um comentário