ENOGASTRONOMIA

BOAS VINDAS AOS AMIGOS, CURIOSOS E AMANTES DA COZINHA E DO VINHO!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Molho Espetacular de Rabada

 Molho de rabada é simplesmente maravilhoso em tudo. No meu caso, fiz 3 kg de rabada, portanto, comemos rabada a semana toda, com gnocchi de mandioquinha, com polenta, com tagliatelle e por fim, ainda sobrou para adionar no recheio de uma torta. Em todos os casos ficou divino.
Neste primeiro passo tirei a maior parte da gordura. Refoguei alho e cebola com fio de óleo. Adicionei a rabada - refoguei um pouco e cobri com água e muitos temperos (mais alhos e cebolas inteiras, folhas de louro, manjericão, salsa, cebolinha e alguns grãos de pimenta do reino.

Feito isso, deixei a rabada cozinhar em fogo baixo por quase 5 horas (ia tirando a gordura que ia derretendo e acumulando acima do molho). Olha o tanto de gordura que tirei (mesmo tendo retirado o excesso antes de cozinhar).
Vez ou outra colocava mais água quente para continuar o cozimento. 
 Aqui a rabada já estava bem cozida e quase no ponto. Algumas pessoas me perguntaram por que não cozinhar na panela de pressão (que seria mais rápido). Acredito no cozimento lento da carne para que ela possa sugar todos os aromas e temperos colocados na panela. Na pressão não ocorre essa redução de aromas. Então pra mim fica insosso.
 Depois de retirar todo o osso, desfiei a carne para fazer o molho. É muito trabalhoso todo o preparo deste prato, mas é simplesmente maravilhoso o resultado.
No molho refoguei novamente alho, cebola, adicionei a carne desfiada e 1 1/2 kg de tomates frescos, bem maduros, sem pele e sem sementes, mais uma lata de tomates pelados. Deixei reduzir e reservei.
 Aqui está o gnocchi de mandioquinha (1kg de mandioquinha cozida, mais 2 1/2 xic. de farinha de trigo, 1 ovo, sal e noz moscada). Tudo amassado, deixar descansar por 1 hora na geladeira e depois enrole-os em tirinhas e pique-os no formato de gnocchi. Cozinhe-os em água quente.
Nesta foto, o molho está adornando a polenta. O gnocchi já tinho ido e o macarrão e a torta estavam por vir (rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário